Gonçalo Oliveira bate ex-top 100 mundial rumo aos oitavos de final no Chile

Gonçalo Oliveira está de regresso às (boas) vitórias. Depois de três derrotas consecutivas em primeiras rondas, o número 211 do ranking mundial ATP – a ocupar a sua melhor classificação de sempre -, avançou esta segunda-feira para os oitavos de final do torneio challenger de Santiago, no Chile, ao rubricar um triunfo sobre um jogador que já figurou no top 100 mundial.

Num encontro resolvido em 1h47 e no qual se apresentou muito lúcido e esclarecido taticamente em court, Oliveira, de 22 anos, bateu o experiente esloveno Blaz Rola, ex-número 78 ATP e atual 208.º colocado, pelos parciais de 6-4 e 7-6(5).

Nos oitavos de final, Gonçalo Oliveira mede forças com o vencedor do compromisso entre Marcelo Arevalo, oitavo cabeça de série e 207.º classificado, e o argentino Facundo Arguello, número 280 da tabela ATP.

Recorde-se que a prova chilena, dotada de 50 mil dólares em prémios monetários, conta também com a presença de Gastão Elias, número dois nacional que defende o estatuto de quarto cabeça de série. Esta terça-feira, na primeira eliminatória, Elias encontra o espanhol Jaume Munar.