Gauff vence mas não convence na estreia no US Open

Por José Morgado - Agosto 27, 2025
Gauff

Coco Gauff, número 3 mundial e campeã em 2023, iniciou o seu ataque ao segundo título no US Open com uma vitória complicada, numa primeira ronda traiçoeira.

A tenista norte-americana bateu a australiana Ajla Tomljanovic (79.ª WTA) com os parciais de 6-4, 6-7(2) e 7-5, em quase três horas de batalha, num encontro onde venceu sem convencer, tendo uma vez mais, ainda assim, mostrado toda a sua força mental e resiliência competitiva. As estatísticas, no entanto, não mentem: a norte-americana terminou o encontro com apenas 28 winners e impressionantes 59 erros não forçados…

O match point foi, no entanto, épico!

Gauff vai agora defrontar na próxima fase Donna Vekic, que bateu noutro dos bons encontros da jornada a espanhola Jessica Bouzas Maneiro por 3-6, 7-5 e 6-3. A croata deu muito trabalho a Gauff no passado, tendo-a mesmo derrotado nos Jogos Olímpicos de 2024.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com