Gauff sofre derrota chocante em Doha, Sakkari deixa fugir o que parecia ganho

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 13, 2024

Coco Gauff estava a ser uma das tenistas mais fiáveis dos últimos largos meses, já que cabiam nos dedos de uma mão as derrotas da jovem norte-americana desde Wimbledon à entrada para o WTA 1000 de Doha. Ainda mais impressionante é o facto de todos esses desaires terem sido contra tenistas do top 10, mas esse registo caiu por terra com estrondo na segunda ronda no Qatar, com uma derrota chocante.

A número três do ranking WTA foi ultrapassada pela checa Katerina Siniakova (42.ª), com os parciais 6-2 e 6-4, por si só surpreendentes. Mas ainda se torna mais inacreditável tendo em conta que Gauff liderou por 4-0 (!) no segundo set, teve ponto para fazer o 5-1 e acabou mesmo por perder seis jogos seguidos para ser eliminada de forma precoce em Doha. A última derrota com alguém fora do top 10 havia sido a abrir Wimbledon, diante de Sofia Kenin.

Igualmente chocante mas pelo desenrolar dos acontecimentos foi a derrota de Maria Sakkari (9.ª) contra a talentosa Linda Noskova (28.ª). A grega parecia lançada para um triunfo rotineiro quando liderava por 6-3, 5-3 e tinha match point no serviço da checa. Não o aproveitou e serviu para fechar. Não fechou. Foi ultrapassada no tie-break e também não capitalizou no break point que teve a 3-2 no terceiro set, perdendo com os parciais 3-6, 7-6(2) e 7-5.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt