Gauff destroça fantasmas contra Swiatek e apura-se para as ‘meias’ das WTA Finals
Coco Gauff entrou no duelo com Iga Swiatek a ver fantasmas, já que só tinha vencido um dos 12 duelos anteriores. Ora, esses fantasmas foram destroçados em Riade, já que a norte-americana bateu a polaca para garantir o apuramento para as WTA Finals e deixar a número dois do ranking mundial em dificuldades no torneio de final de ano.
A 3.ª classificada da hierarquia mundial feminina deu seguimento ao triunfo sobre Jessica Pegula e venceu em apenas dois sets, com os parciais 6-3 e 6-4, em 1h49, apesar de ter cometido 11 duplas faltas, nove delas no segundo parcial. Depois de dominar a primeira partida, Gauff viu Swiatek comandar com break a 4-3… e disparou para três jogos seguidos, que sentenciaram o encontro.
Como venceu em duas partidas, carimbou a qualificação, mas ainda sem o primeiro lugar assegurado. Para isso terá de bater Barbora Krejcikova no derradeiro embate, algo que ajudaria… Swiatek. É que a polaca só segue para as meias-finais se derrotar Pegula e a checa perder com Gauff. Se Krejcikova vencer, fim da linha para Iga. Aliás, basta um set ganho para Gauff ficar em primeiro, sendo que se perder em três apaga Swiatek da competição.
Fim da linha mesmo foi para o sonho que a polaca ainda mantinha de ser número um no final da temporada. Essas contas estão automaticamente resolvidas, com Aryna Sabalenka a fechar a época no trono do ranking WTA.