Gauff confessa que pensou que nunca ia superar uma derrota específica

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 24, 2025

Coco Gauff entra em Roland Garros como uma das grandes candidatas ao título, ou não fosse ela a segunda classificada do ranking WTA. A vice-campeã de 2022 chega confiante, mas não esquece precisamente a derrota sofrida nessa final, então por 6-1 e 6-3 diante de Iga Swiatek.

“Foi uma sensação difícil para mim, pensava que tinha rendido muito abaixo do esperado nessa final. Não necessariamente em termos de jogo, mas mentalmente. Estava muito dececionada pela forma como encarei esse encontro, achei que nunca o ia superar, então tornei isso em motivação. Sempre tive a intuição de que voltaria a estar numa final, então não ia parar por ali. Assim encarei a final do US Open 2023 de outra maneira. Precisei da derrota em Paris para chegar a esse ponto”, confessou.

Certo é que Gauff se sente em boa forma para sonhar com o título em 2025. “Esta fase da época deu-me muita confiança, sobretudo os resultados das última semanas, agora é preciso deixar isso no passado e focar no que aí vem. Na final de Roma estava um pouco esgotada mentalmente, sem desculpas, mas o encontro contra Qinwen foi demasiado longo. Não estava nervosa mas cometi muitos erros e foi duro ver quão bem estava a Jasmine. Simplesmente não estava destinada a vencer nesse dia, superei e agora sei que na próxima vez poderei fazer outras coisas para voltar ao encontro”, sentenciou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt