Gastão nos 'oitavos' em São Paulo após desistência de Andújar
Gastão Elias, número dois português e 140.º classificado do ranking mundial, qualificou-se esta terça-feira para os oitavos de final do Brasil Open 2016, em São Paulo, após beneficiar da desistência do espanhol Pablo Andújar, 70.º ATP, no final da segunda partida. O resultado encontrava-se empatado a um set para cada lado: 1-6 e 6-4 a favor de Elias, ao cabo de 1h12.
A defrontar o oitavo cabeça de série da prova ATP 250 pela primeira vez no circuito principal, o jogador natural da Lourinhã, de 25 anos, até cedeu o parcial inaugural em menos de 30 minutos. No entanto, acabou por recuperar de break de desvantagem por duas vezes na segunda partida e empurrou o duelo para um set decisivo, não sendo seguidamente necessário concluir o compromisso.
Nos oitavos de final, os seus quartos da carreira em provas ATP e segundos em três semanas – depois de sair eliminado nesta fase do torneio de Buenos Aires em que dispôs de match point diante de Dominic Thiem -, Elias vai medir forças com o vencedor do confronto entre o italiano Marco Cecchinato, 91.º ATP, e o colombiano Santiago Giraldo, com quem perdeu na ronda inaugural no Rio de Janeiro, na semana passada.
Com esta vitória inicial, Gastão Elias, oriundo da fase de qualificação, soma importantes pontos para o ranking mundial, que o colocam provisoriamente no 129.º posto da hierarquia mundial, escalando 11 posições.