Gastão Elias não resiste a Fernando Verdasco e cede nas 'meias' em Bastad
Terminou ao final da tarde deste sábado a melhor semana da carreira de Gastão Elias. O número dois português e 89.º do ranking não resistiu ao espanhol Fernando Verdasco, ex-top 10 mundial e atual 59.º da classificação, e foi eliminado em parciais diretos no ATP 250 de Bastad, na Suécia, naquela que foi a sua primeira presença em meias-finais de torneios pertencentes ao circuito principal ATP.
Num duelo que começou cerca de quatro horas depois do que o previsto, devido à chuva, Elias iniciou o compromisso no court 1 da melhor forma, adiantando-se num ápice para 2-0 frente ao quinto cabeça de série. No entanto, o experiente espanhol de 32 anos igualou o resultado e seguidamente ganhou 12 dos 14 jogos disputados, selando o triunfo em 65 minutos. O português ganhou apenas 43% dos pontos com a primeira bola e viu o seu serviço ser quebrado em cinco ocasiões.
Apesar da derrota nas meias-finais, Gastão Elias vai ascender ao seu melhor ranking de sempre, melhorando o 88.º posto alcançado em maio deste ano. Esta segunda-feira, o lourinhanense, que até este torneio só havia atingido os quartos de final de uma prova ATP em três ocasiões, deverá figurar no 72.º lugar da hierarquia.
Na próxima semana, Elias mantém-se a disputar eventos do circuito principal ao juntar-se novamente a João Sousa, número um português e 30.º do Mundo, no ATP 250 de Umag, na Croácia, cujo quadro principal tem início esta segunda-feira.