This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Gastão Elias lidera quinteto português na segunda ronda do ITF M25 do Porto

Gastão Elias e outros quatro jovens compatriotas apuraram-se, esta quarta-feira, para a segunda ronda do Eupago Porto Open, ITF M25 organizado pela Associação de Ténis do Porto com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis que serve de lançamento ao ATP Challenger 100 da próxima semana, também no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Único ex-campeão no elenco desta edição, Gastão Elias (318.º ATP) venceu um dos quatro embates lusos desta jornada ao passar por Tiago Silva (1521.º) com os parciais de 6-3 e 6-4.
O encontro na invicta foi uma repetição do que já tinham jogado no ITF M25 da Figueira da Foz, há 20 dias, e que também sorriu ao tenista da Lourinhã, ex-top 60 mundial e campeão no Porto em 2020.
Quarto cabeça de série, Elias vai desafiar o espanhol Ignasi Forcano (1230.º) na segunda ronda e é o único resistente português na metade superior do quadro, onde o qualifier João Graça (1451.º) não resistiu ao cabeça de cartaz Alejandro Moro Canas (263.º) e perdeu por 6-3 e 6-2.
Os restantes — Diogo Marques (930.º), Tiago Torres (1254.º), Vasco Prata (1300.º) e Hugo Maia (atualmente sem classificação) — estão todos na parte inferior e dois deles até vão medir forças na quinta-feira.
Torres foi o primeiro a avançar nesta “quarta-feira gorda”, beneficiando da desistência do francês Dan Added (327.º) quando já liderava por 2-6, 6-0 e 2-0 e o francês desistiu, indisposto.
Pouco depois, juntou-se a ele o amigo e ex-colega de treinos Prata, responsável pela eliminação do lucky loser Daniel Batista (1445.º), repescado à última hora para substituir o norte-americano Maxwell McKennon (530.º), ao vencer o vice-campeão nacional absoluto por 6-2 e 6-4.
O vencedor desse encontro até poderá encontrar, nos quartos de final, mais um compatriota, caso Maia continue a prolongar a campanha iniciada no qualifying. O bracarense levou a melhor no duelo de qualifiers com Tomás Pinho (1871.º), por 3-6, 6-3 e 6-4, para assegurar o regresso ao ranking ATP um ano depois e marcar encontro com o italiano Luca Potenza (517.º).
O quinteto de vencedores lusos ficou completo com Marques na sequência de uma batalha de três sets (6-2, 4-6 e 6-4) ganha ao lucky loser Diogo Morais.
Para o setubalense segue-se, na segunda ronda, Lucas Poullain. O francês (387.º e ex-244.º) confirmou as credenciais de oitavo favorito ao impor os parciais de 6-4 e 6-2 a Francisco Rocha (681.º), vice-campeão há um ano e jogador “da casa” que com esta derrota fica em risco de descer 100 posições na hierarquia masculina na atualização do ranking a 4 de agosto.
- Categorias:
- ATP World Tour