Gastão Elias fica pelo caminho no US Open
Gastão Elias foi afastado esta terça-feira da fase de qualificação do Open dos Estados Unidos, ficando impedido de repetir a segunda ronda alcançada na edição anterior do último Grand Slam da temporada, ao ceder para o jogador da casa Dennis Novikov (184.º ATP), pelos parciais de 7-6(3), 3-6 e 4-6.
O número dois nacional e 186.º mundial foi quem mais determinação mostrou nos momentos decisivos da primeira partida, tendo chegado a salvar um set point quando o jogador norte-americano de 21 anos servia a 5-6, mas acabaria por não conseguir manter a assertividade nos restantes parciais.
Sem conseguir colocar mais do que 38 por cento de primeiras bolas no segundo e terceiros sets, Elias viu o seu oponente – a quem venceu em dois sets na terra batida verde do Challenger de Sarasota esta temporada – chegar à quebra no quarto jogo de ambos os parciais, e descolar no marcador.
Na derradeira partida, o jogador da Lourinhã ainda devolveu o break, mas Novikov desfez a igualdade no nono jogo, para servir para o fecho da partida e garantir a qualificação para a segunda ronda do qualifying da prova norte-americana.
Com Elias fora da corrida no Billie Jean King National Tennis Center, em Flushing Meadows, resta Pedro Sousa na fase prévia da competição. O lisboeta de 27 anos, que beneficia do ranking protegido, defronta esta quarta-feira uma das maiores promessas do ténis asiático, o jovem indiano Ramkuman Ramanthan, número 226 mundial.