Gastão Elias eliminado nos oitavos de final na Suécia
Gastão Elias, número dois português e 121.º colocado do ranking mundial, não deu sequência ao bom nível apresentado no passado fim de semana em Guimarães, na Taça Davis, e foi eliminado esta quinta-feira nos oitavos de final do torneio challenger de Jonkoping, Suécia, dotado de mais de 42 mil euros em prémios monetários.
A defender o estatuto de quinto cabeça de série da prova, o jogador natural da Lourinhã, de 25 anos, caiu às mãos do qualifier holandês Matwe Middelkoop, ex-top 200 ATP e atual 824.º da hierarquia, pelos parciais de 6-4 e 6-1, em 65 minutos. Elias, que esteve em vantagem por 4-2 na primeira partida, chegou a pedir a presença do fisioterapeuta durante o segundo set para ser assistido ao pulso direito.
Com esta derrota, Gastão Elias, que na passada sexta-feira esteve muito perto da vitória diante de Dominic Thiem, 13.º ATP, mantém-se no circuito challenger para disputar na próxima semana o evento jogado em Kazan, Rússia, que oferece 40 mil dólares em prémios monetários.
De regresso às provas de nível secundário ATP depois de três presenças em torneios do circuito principal ATP World Tour (Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo), Elias tem agora o objetivo de ganhar pontos para entrar diretamente no quadro principal de Roland Garros, segundo evento do Grand Slam do ano com início em finais de maio.