Gastão Elias conquista em Oeiras o primeiro Challenger desde 2017 e fica à porta do top 250

Por Bola Amarela - Maio 30, 2021
gastao-elias
FOTO: Sara Falcão

O mágico está de volta aos títulos em Challengers! Gastão Elias, número 292 do ranking ATP, somou o primeiro título nesta categoria desde 2017, ao acabar no topo do Oeiras Open 4. O lourinhanense, de 30 anos, teve de aguentar uma batalha de quase três horas, mas resistiu frente a Holger Rune, jovem promessa dinarmaquesa, para conquistar o direito de erguer o troféu no Complexo Desportivo do Jamor.

Elias fechou com os parciais 5-7, 6-4 e 6-4, ao cabo de 2h44, garantindo assim o oitavo título Challenger na sua carreira, sendo que garante também uma importante subida no ranking ATP, uma vez que vai ficar à porta do top 250. Com os 50 pontos que amealha no torneio nacional, o português deve subir para o 253.º posto, que o vai deixar muito perto dos lugares para os qualifyings de torneios do Grand Slam.

No Jamor, Gastão Elias sobreviveu a um duríssimo teste com o jovem de 18 anos, atual número um mundial de juniores, em que o equilíbrio foi constante. A diferença foi feita nos detalhes, com o português a salvar 9 de 13 pontos de break, enquanto Rune ficou-se por 8 em 13, estando aí feita a diferença mesmo no limite. Desta forma, Elias soma o oitavo título da carreira no circuito Challenger.

Bola Amarela