Gastão Elias avança aos quartos-de-final em Savannah
Gastão Elias, número dois português e atual 134.º da hierarquia mundial, está de regresso aos quartos-de-final de torneios profissionais. Ausente desta fase de uma competição desde inícios de fevereiro, o jovem nacional de 24 anos venceu o encontro alusivo à segunda ronda do evento de nível Challenger disputado em Savannah, nos Estados Unidos, que distribui 50 mil dólares em prémios monetários.
A defender o estatuto de quinto pré-designado da prova, Elias derrotou o menos cotado indiano Sanam Singh, número 378 da tabela classificativa, pelos parciais de 7-6(6) e 6-4, num duelo com a duração de 85 minutos. No campo estatístico, destaque para a percentagem de 78% de pontos ganhos pelo português quando jogou com o primeiro serviço.
Com uma série de seis derrotas consecutivas até à semana passada, quando alcançou os oitavos-de-final no torneio também norte-americano de Sarasota, Gastão Elias defronta nos quartos-de-final o jogador coreano Hyeon Chung, quarto cabeça-de-série e 107.º classificado do ranking ATP, que triunfou na jornada de hoje em parciais diretos.
Com esta vitória, Gastão Elias não poderá jogar, a partir deste sábado, a fase de qualificação do Millennium Estoril Open. Para participar no novo torneio de ténis português, o jogador luso terá de receber um dos dois wildcards restantes para o quadro principal.