Gastão cede na República Checa e está praticamente de fora dos Jogos Olímpicos
Gastão Elias, número dois português e 88.º classificado do ranking mundial, foi eliminado esta terça-feira na primeira ronda do torneio challenger de Prostejov, República Checa, dotado de 106.500 euros em prémios monetários. O jogador natural da Lourinhã não resistiu ao italiano Alessandro Giannessi, 178.º ATP, e cedeu pelos parciais de 7-6(7), 5-7 e 6-1.
Num encontro que se prolongou por 2h30, Elias ainda venceu a segunda partida, mas acabou por não oferecer resistência no terceiro parcial, acumulando seis duplas faltas e colocando apenas 55% de primeiros serviços.
Na próxima semana, Gastão Elias, que há três dias foi eliminado nas meias-finais da prova de Vicenza, Itália, mantém-se em solo checo para disputar mais um torneio de categoria challenger e realizado em Praga, com um total de 42.500 euros em prémios monetários.
Quanto ao ranking mundial, Elias surge provisoriamente no 87.º posto da hierarquia mundial ATP, pelo que a presença nos Jogos Olímpicos está praticamente fora de questão, uma vez que deveria precisar de figurar apenas no top 80 após a conclusão de Roland Garros para garantir a qualificação. Só existirá apuramento do português em caso de um elevado número de desistências por parte de outros jogadores.