Gasquet volta a encantar em Monte-Carlo 23 anos depois da (histórica) estreia

Por José Morgado - Abril 6, 2025
gasquet

Richard Gasquet, de 38 anos de idade e a competir no ATP Masters 1000 de Monte-Carlo pela última vez, viveu este domingo um momento muito especial, numa altura em que está a menos de dois meses de se retirar do ténis, na edição deste ano de Roland Garros.

O francês, que fez história há 23 anos quando se tornou no vencedor mais jovem de sempre da história do circuito ATP na edição de 2002, fez os anos andar para trás e derrotou com categoria o italiano Matteo Arnaldi, número 39 do Mundo, por 6-3, 4-6 e 6-4, num duelo que superou as duas horas e meia e onde Gasquet voltou a prova que quem sabe… nunca esquece.

Gasquet mostrou-se emocionado no final. “Sabia que podia ser a minha última vez a competir aqui neste court central, de tão boas memórias para mim, e quis desfrutar ao máximo. Estou muito feliz”, confessou o francês, que não vencia qualquer encontro no Principado desde que foi quartofinalista pela última vez (de quatro), em 2018.

Na segunda ronda (terça ou quarta-feira), Gasquet vai encontrar o vencedor do encontro entre o canadiano Felix Auger-Aliassime, top 20 mundial, e o qualifier alemão Daniel Altmaier.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com