Gasquet sente-se jovem: «Ainda sou capaz de derrotar jogadores do top 10»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 17, 2023

Richard Gasquet tem 36 anos, mas continua com muito ténis a correr-lhe nas veias. No 43.º posto do ranking ATP, e já com um título esta temporada, o francês sente-se capaz de continuar a lutar olhos nos olhos com os melhores e explicou o porquê de se manter a dar tudo na carreira.

“Ainda desfruto imenso. Adoro jogar e estar em court. Gosto de viajar, competir. Nem sempre é fácil, às vezes estou muito cansado e jogar de forma consecutiva é complicado, mas gosto de jogar, treinar, ganhar encontros e competir nos maiores estádios”, começou por dizer ao site do ATP Tour.

Certo é que Gasquet, que tem 595 vitórias oficiais nesta altura, já excedeu o que esperava. “Jamais pensei que podia jogar durante tanto tempo. É uma grande surpresa para mim, mas o foco está em ir ano após ano. Treino muito e ainda penso no ténis a cada dia. Estou concentrado para lutar, amo o que faço. Os meus melhores dias já passaram, mas ainda desfruto. Melhorei em relação ao ano passado, estou a jogar melhor e sinto-me melhor fisicamente”, apontou.

Gasquet vai mais longe e deixa um aviso. “Sei que ainda sou capaz de derrotar jogadores do top 10. Fi-lo no ano passado e esta época já ganhei a jogadores do top 20. Mas sou um feliz porque simplesmente posso competir”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt