Gasquet faz os anos voltar para trás com vitória incrível em Roland Garros

Por José Morgado - Maio 26, 2024
gasquet-rg

PARIS. FRANÇA. Richard Gasquet, perto de celebrar 38 anos, viveu este domingo um dos momentos mais bonitos dos últimos anos da sua carreira, ao qualificar-se para a segunda ronda de Roland Garros pela 15.ª vez em 21 participações no maior torneio do seu país. E tudo isto perante um ambiente indescritível no estádio Suzanne Lenglen, o seu favorito no complexo parisiense.

O antigo top 10 mundial, que tem sofrido muito com lesões nos últimos anos, tendo mesmo abandonado o top 100 mundial no início deste ano pela primeira vez em quase duas décadas (atualmente é 124.º), derrotou na primeira ronda da prova outro tenista que já andou pelo topo, Borna Coric, atual 71.º ATP, por 7-6(5), 7-6(2) e 6-4, num duelo de 3h25 em que foi sempre superior e até poderia ter vencido mais cedo qualquer um dos dois primeiros parciais.

O encontro foi selado com um surreal passing shot de esquerda e no final, perante o apoio incessante do público, o francês não conteve a emoção.

Agora, na segunda ronda, pode vir aí… Jannik Sinner. O italiano, número dois do Mundo, defronta Chris Eubanks na primeira ronda.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt