Ganhar as ATP Finals depois de perder o primeiro encontro? Já aconteceu 14 vezes

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 14, 2022

Entrar com uma derrota nas ATP Finals não é propriamente algo recomendável. No entanto, também não é uma garantia de que não dá para conquistar o torneio, embora a margem de erro se aproxime automaticamente de zero a partir desse momento. Que o digam Rafael Nadal Felix Auger-Aliassime, que agora passam por esse momento, depois de ter cedido frente a Taylor Fritz Casper Ruud, respetivamente.

Ora, o espanhol e o canadiano podem agarrar-se ao que aconteceu em outras 14 edições para manter a crença intacta. No entanto, ninguém o faz desde 2009, quando Nikolay Davydenko se sagrou campeão. Desde então, o campeão venceu sempre na estreia, pelo que Rafa e Felix têm uma tarefa complicada pela frente.

De resto, outros 11 jogadores alcançaram esse feito, com destaque para Pete Sampras Ilie Nastase, que o fizeram por duas vezes. Os outros são Stan Smith, Manuel Orantes, Jimmy Connors, Bjorn Borg, Boris Becker, Stefan Edberg, Gustavo Kuerten, David Nalbandian Roger Federer.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt