Fritz e Dimitrov passeiam para a segunda ronda e mas as batalhas em quintos sets não acabam

Por José Morgado - Maio 30, 2023

PARIS. FRANÇA. Taylor Fritz e Grigor Dimitrov, dois dos cabeças-de-série que atuaram na parte final da terceira jornada de Roland Garros, entraram esta terça-feira com vitórias de qualidade no Grand Slam francês, escapando à maré de maratonas que já entrou para a história do ténis.

O norte-americano, número nove do Mundo, derrotou facilmente o compatriota Michael Mmoh (123.º) por 6-2, 6-1 e 6-1, ao passo que Dimitrov, a estrear uma nova marca de equipamento, levou a melhor sobre o qualifier cazaque Timofey Skatov, por 6-0, 6-3 e 6-2.

Dimitrov troca a Nike pela Lacoste mais de 15 anos depois

Estes dois encontros foram, no entanto, uma exceção à primeira ronda épica de Roland Garros 2023. É que com os encontros de Quentin Halys-Guido Pella e Thiago Monteiro-Yanick Hanfmann a irem a quinto set, ficou ainda mais  consolidado o recorde de torneio de Grand Slam da história com maior número de encontros de primeira ronda resolvidos em quinto set. São já 19! Ora, encontrar um registo semelhante é impossível, com o mais próximo a ter acontecido em 1976, quando houve 16 quintos sets na primeira ronda.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt