Frederico Silva luta muito mas sofre a primeira derrota portuguesa no Estoril

Por José Morgado - Abril 2, 2023
Frederico Ferreira Silva of Portugal, plays against Sebastian Ofner of Austria, during the QUALIFYING of the Millennium Estoril Open tournament at CTE- Clube de Ténis do Estoril .

Frederico Silva, número 228 do ranking mundial, foi derrotado este domingo na segunda e última ronda da fase de qualificação do Millennium Estoril Open, naquela que foi a primeira derrota portuguesa de todo o fim-de-semana no Clube de Ténis do Estoril. O caldense de 28 anos não resistiu ao mais cotado Sebastian Ofner, número 137 do Mundo, por 6-7(6), 7-6(5) e 6-3, num duelo de 2h48 que foi também o mais longo da semana até agora no Estoril.

Depois de recuperar de uma desvantagem de 3-5 no primeiro set, salvando igualmente um set point no tiebreak, Kiko, ex-top 10 mundial de juniores, chegou a estar com um minibreak de vantagem no tie-break do segundo parcial, mas não conseguiu fechar e acabou derrotado numa terceira partida em que o austríaco foi mais forte fisicamente e mais esclarecido taticamente.

Kiko ainda pode sonhar em entrar no quadro principal como lucky loser, mas está dependente de alguma desistência que ainda possa surgir até quinta-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt