Frederico Silva: «Estou confiante de que posso ajudar Portugal»

Por José Morgado - Março 5, 2020
frederico-silva

Frederico Silva, antigo top 10 mundial e juniores e único tenista português da história com títulos de Grand Slam no palmarés — dois, em pares juniores –, vai disputar esta sexta-feira pela primeira vez um encontro de singulares ‘a valer’ na Taça Davis, ao defrontar o lituano Laurynas Grigelis no primeiro encontro do duelo com a Lituânia, em Siauliai.

Em conversa com o nosso site, o caldense que celebra 25 anos este mês revelou o seu estado de espírito. “Eu sinto-me bastante motivado para a estreia num jogo de singulares pela Taça Davis. Tenho treinado bem e sinto que me habituei bem às condições de jogo. Amanhã vou ter um jogo dificil, pois o Grigelis é um jogador muito perigoso. Não o vejo jogar há algum tempo mas sem dúvida que o ranking atual dele não espelha o nível que tem e, jogando em casa, será um adversario difícil sem duvida. Vamos procurar preparar o jogo da melhor forma e estou confiante de que amanhã posso fazer um bom jogo e ajudar Portugal a ultrapassar esta importante eliminatória!”

Em caso de vitória frente à Lituânia, Portugal assegura a permanência no Grupo Mundial 1 e volta a jogar em setembro o acesso à fase de qualificação para as Davis Cup Finals de 2021, que se disputará em março do próximo ano. Em caso de derrota, a seleção nacional desce ao Grupo Mundial 2, voltando a jogar igualmente em setembro…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt