Fred Gil vence e garante presença nos ‘oitavos’ em Vic

Por Tiago Ferraz - Maio 21, 2019
fred-gil

O tenista luso Fred Gil, venceu, esta terça-feira, o italiano Riccardo Balzerani, por 7-6(7), 6-1, e 7-6( 4) e garantiu o seu lugar nos oitavos de final do ITF de Vic, em Espanha.

O início do encontro ficou marcado pelo grande equilíbrio uma vez que ambos os tenistas conseguiram ‘fechar’ os seus primeiros dois jogos de serviço, colocando o marcador empatado (2-2), no quarto jogo.

No jogo seguinte, o tenista italiano conseguiu uma boa vantagem com o ‘break’ conseguido (3-2) e, no seu serviço, colocou o marcador em 4-2.

No oitavo jogo, o tenista português teve uma excelente reação ao ‘break’ sofrido e, depois de um ‘ponto de ‘break’ desperdiçado, conseguiu aproveitar a segunda oportunidade para empatar o encontro (4-4).

Nos quatro jogos que se seguiram não existiram ‘breaks’ e o ‘set’ só ficou decidido num ‘tie-break’ favorável ao tenista português que venceu por 7-6(7).

A segunda partida foi completamente dominada pelo tenista italiano, que venceu todos os seus jogos de serviço e fez o ‘break’, por duas vezes, nos segundo e sexto jogos, para chegar ao 5-1, ficando a apenas um jogo de levar o encontro a uma terceira partida.

No sétimo jogo, com serviço na mão para confirmar o empate no encontro, o tenista italiano venceu, tranquilamente, o seu jogo de serviço e confirmou o triunfo na segunda partida por 6-1.

No terceiro e último ‘set’, os dois tenistas estiveram muito “próximos” um do outro o que fez com que, o resultado estivesse empatado (4-4) no oitavo jogo, sem qualquer registo de ‘breaks’.

Ainda assim, este ‘set’ teve uma particularidade interessante que foi o elevado número de pontos de break que ambos os tenistas enfrentaram (foram 16! durante todo o set), mas o empate teimava em prevalecer e, mesmo. com um ‘break’ no 11.º jogo, e com serviço na mão para confirmar o triunfo, o tenista italiano não foi feliz e permitiu o ‘contra-break’ para fazer o 6-6 no marcador.

No ‘tie-break’ da decisão, Fred Gil esteve impressionante e, com quatro ‘mini-breaks’, confirmou a vitória no encontro por 7-6(4).

O tenista português vai jogar o acesso aos quartos de final com o vencedor do encontro entre Eduardo Esteve Lobato e Tiago Cação.

Tiago Ferraz
Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.