Francisco Cabral brilha e já está nas ‘meias’ do Rio Open

Por José Morgado - Fevereiro 23, 2023
Cabral
Bruno Alencastro/Bola Amarela

Francisco Cabral, número um português na variante de pares e atualmente no 58.º posto do ranking mundial, assinou esta quinta-feira mais um marco importante para a sua carreira, ao qualificar-se pela primeira vez para as meias-finais de um torneio ATP 500. O portuense de 25 anos acedeu ao lote das quatro melhores duplas do Rio Open, no Brasil, ao lado do argentino Horacio Zeballos, ex-top 3 mundial e atual 16.º colocado da hierarquia masculina de duplas.

Cabral, que entrou no Rio ao lado de Zeballos depois de Marcel Granollers se ter lesionado, está a aproveitar a oportunidade para mostrar toda a extensão do seu talento e nos quartos-de-final de hoje derrotou o bósnio Tomislav Brkic — com quem venceu o ATP 250 de Gstaad 2022 — e o equatoriano Gonzalo Escobar, por 6-4 e 7-6(4), em 1h45 de encontro. A dupla luso-argentina salvou todos os break points que enfrentou. Para Cabral este foi o segundo triunfo em duas semanas diante de Brkic/Escobar, depois de tê-los derrotado igualmente na semana passada ao lado de Nikola Cacic.

Nas meias-finais, Cabral tem encontro marcado com os vencedores do embate dos quartos-de-final entre Andrea Pellegrino/Nikola Cacic (precisamente…) e Andres Molteni/Maximo González, compatriotas de Zeballos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt