Francisca Jorge derrotada em batalha na sua estreia em Grand Slams

Por José Morgado - Janeiro 9, 2024

Francisca Jorge, número um portuguesa e 208.ª colocada do ranking WTA, estreou-se esta terça-feira em torneios de Grand Slam com uma derrota na primeira ronda da fase de qualificação do Australian Open, onde terminou os quase sete anos de jejum do ténis feminino português nos maiores torneios de ténis do Mundo.

A vimaranense de 23 anos bateu-se muito bem diante da australiana Astra Sharma, ex-top 100 mundial e atual 132.ª WTA, mas acabou derrotada por 6-7(3), 6-3 e 6-4, numa batalha de quase três horas onde a portuguesa teve as duas oportunidades, especialmente no terceiro set, quando dispôs de pontos de break quando vencia por 3-2. A excelente exibição de Kika ao serviço (8 ases) acabou por não ser suficiente para evitar a derrota diante da favorita local…

Gonçalo Oliveira é agora o único representante português no qualifying do Australian Open. Nuno Borges (singulares e pares) e Francisco Cabral (pares) estarão no quadro principal do Happy Slam.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt