Francisca Jorge brilha em Montemor-o-Novo e está a um passo da final

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 2, 2023
Sara Falcão/FPT

Francisca Jorge manteve o pé no acelerador e continua sem sequer ceder um set a caminho das meias-finais do ITF de 40 mil dólares de Montemor-o-Novo. A número um nacional, 286.ª do ranking WTA, deixou pelo caminho uma cabeça-de-série mais cotado em dois duros sets e encontra-se a um passo da segunda final da época.

A vimaranense de 23 anos bateu a indiana Karman Kaur Thandi (268.º), que defendia o estatuto de quarta pré-designada, com os parciais 7-6(2) e 7-6(2), em pouco menos de duas horas. Curiosamente, o encontro decorreu sem qualquer ponto de break, com cinco oportunidades salvas por cada tenista, mas a portuguesa foi muito mais forte em cada desempate para confirmar o triunfo.

Leia também:

 

Francisca Jorge já garantiu um novo melhor ranking de carreira — virtualmente, ocupa o 275.º posto –, mas vai à procura de repetir, pelo menos, a final do 100 mil dólares de Oeiras. Para tal, terá de ultrapassar a australiana Olivia Gadecki (155.ª e primeira cabeça-de-série), que tem Ashleigh Barty como mentora.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt