Francesca Curmi se torna primeira tenista de Malta na chave principal de um torneio WTA

Por Bruno da Silva - Julho 19, 2023
curmi palermo
Divulgação/Palermo Ladies Open

A jovem Francesca Curmi, 21 anos, fez história para o tênis do seu país nesta terça-feira (18). A atual número 326 do mundo jogou a primeira rodada do WTA 250 de Palermo, na Itália, e se tornou a primeira representante de Malta a conseguir participar da chave principal de um torneio WTA.

A maltesa perdeu na rodada final do qualifying em uma partida bastante equilibrada, mas entrou na chave como lucky loser após a desistência de Anna-Lena Friedsam. Curmi chegou a sacar para o jogo diante da espanhola Cristina Bucsa (81ª), mas perdeu por 3-6, 6-3 e 7-5, em 2h06. Mesmo assim, pode estar orgulhosa por ser uma pioneira para seu país.

Curmi é apenas a quarta tenista de Malta, país de pouco mais de 500 mil habitantes, a ter entrado no ranking da WTA – as outras foram Kimberley Cassar, Elaine Genovese e Helene Pellicano.

Leia também:

Vergonhoso: Zhang é prejudicada por erro incrível, desiste com ataque de pânico e acaba vaiada
Djokovic fica com mais um recorde de Grand Slams… mas este é agridoce
Nadal mandou mensagem a Alcaraz antes da final de Wimbledon

Neste ano, ela venceu seu maior título da carreira em Tossa de Mar, na Espanha, em abril, um W25, e também alcançou seu melhor ranking, o 311º lugar.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.