Fognini histórico derrota Nadal

Por admin - Setembro 5, 2015
September 4, 2015 – Fabio Fognini reacts after defeating Rafael Nadal (not pictured) in a men’s singles third-round match during the 2015 US Open at the USTA Billie Jean King National Tennis Center in Flushing, NY. (USTA/Andrew Ong)

Parecia que a jornada estava prestes a terminar. Rafael Nadal vencia calmamente por dois sets a zero frente a Fabio Fognini, quando o italiano decidiu dar a volta ao encontro. O resultado? Um dos melhores, se não o melhor, encontro masculino disputado até ao momento no US Open 2015.

Ao fim de três horas e quarenta e seis minutos, os dois jogadores cumprimentavam-se na rede. Mas o vencedor não era Nadal. Aliado de 70 winners, Fabio Fognini fez história ao eliminar Rafael Nadal, rumo à quarta ronda do Grand Slam. É a primeira vez em 10 anos que Nadal não vai vencer um Grand Slam. Foi a primeira vez que Nadal foi eliminado num GS, após vencer os primeiros dois sets! E Fabio Fognini nunca tinha vencido um top-10 em hardcourt, mas esta foi a sua terceira vitória em quatro encontros frente a Nadal este ano.

“Ele jogou muito bem. Não foi um encontro que eu perdi, mesmo tendo a oportunidade. Foi umjogo que ele ganhou. Por isso aceito. Não estou feliz que ele tenha jogado melhor do que eu, mas foi o que aconteceu.” (Nadal)

Na quarta ronda do torneio, Fognini vai enfrentar Feliciano Lopez, que também surpreendeu ao eliminar Milos Raonic, décimo pré-designado, pelos parciais 6-2 7-6(4) 6-3.

Novak Djokovic também não teve uma noite descansada. Quebrado pela primeira vez este torneio, Djokovic eliminou na terceira ronda o italiano Andreas Seppi, por 6-3 7-5 7-5, aumentando o H2H entre os dois para 11-0. O seu próximo adversário é Roberto Bautista Agut, que beneficiou da desistência de David Goffin, aos 2-6 5-7 6-3 3-1.

“Não posso substimar a qualidade do meu adversário hoje. Ele não tem medo de jogar num grande estádio, e joga o seu melhor frente aos jogadores de topo.Ele venceu o Federer este ano na Austrália. Ele é um bom jogador e foi uma boa vitória [para mim].”, analisou o número um mundial.

O campeão em título, Marin Cilic, também passou por dificuldades. Já passava a marca da quatro horas de jogo, quando Cilic selou a vitória sobre Mikhail Kukushkin, pelos parciais 6-7(5) 7-6(1) 6-3 6-7(3) 6-1!

Jo-Wilfried Tsonga (d.Sergiy Stakhovsky), Benoit Paire (d.Tommy Robredo), e Jeremy Chardy (d. David Ferrer) foram os restantes vencedores do dia.