Finlândia-Portugal, 3-1: Henrique Rocha estreia-se na Davis e dá ponto de honra à seleção

Por José Morgado - Fevereiro 3, 2024

Henrique Rocha, jovem de 19 anos que ocupa o 243.º posto do ranking ATP, teve este sábado a oportunidade de fazer a sua estreia absoluta pela seleção portuguesa da Taça Davis e aproveitou-a da melhor maneira, ao vencer o ‘dead rubber’ do Playoff de qualificação para as Davis Cup Finals entre Portugal e Finlândia, que a formação da casa já havia sentenciado nos três encontros anteriores (3-1).

Com uma exibição sólida, Rocha confirmou o seu favoritismo diante do menos cotado finlandês Eero Vasa, número 1005 do ranking ATP, por 6-4 e 7-5, em 1h25, naquela que foi igualmente a primeira vitória da temporada para o tenista que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor, após dois desaires nas primeiras rondas dos Challengers Indoor Oeiras Open, que não o desanimaram na preparação desta eliminatória muito simbólica para a sua carreira.

Finlândia-Portugal, 3-0: Borges e Cabral perdem par e sonho das Davis Cup Finals volta a ser adiado

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt