Ferrer: «Alcaraz ainda não faz ideia daquilo que conseguiu»

Por José Morgado - Setembro 18, 2022

David Ferrer, ex-top 3 mundial e atualmente diretor das Davis Cup Finals, cuja fase de grupos decorre por estes dias em quatro cidades, não poupa elogios a Carlos Alcaraz e àquilo que o jovem de 19 anos tem conseguido esta temporada. O novo número um mundial está, recorde-se a competir em Valência, precisamente na Davis.

Que posso dizer sobre Alcaraz? O que está claro é que ele é um jogador especial, diferente. É tremendo que nesta idade ele assuma estas responsabilidades de vir aqui competir na Davis, que não tenha medo que as coisas corram mal e que queira sempre mais. É isso que me impressiona nele, ele lembra-me o Rafa quando ele tinha essa idade, essa forma de assumir pressão, ele não tinha problemas com isso. Além disso, ele é superior aos outros tenisticamente”, começou por elogiar Ferrer, numa longa entrevista ao site ‘Punto de Break’.

O ex-tenista, retirado em 2019, acredita que Alcaraz ainda não sabe bem aquilo que já conseguiu alcançar em tão tenra idade. Ser o número 1 está ao alcance de muito poucos, então vamos aproveitar este momento. Não pensei ainda muito no futuro e naquilo que ele poderá alcançar, pelo que não sei se vai aguentar por muitos anos, mas vai continuar a ter motivação. Primeiro pela grande equipa que o apoia e, depois, pelo que vejo no Carlos, pois ele tem aquela ambição de não parar, a mesma que o Rafa tinha de continuar a ganhar Grand Slams, Masters 1000, Taças Davis, etc. O Carlos ainda não tem a noção daquilo que alcançou”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt