Federer ia ser barrado… em Wimbledon: «Ganhei o torneio oito vezes, sou membro!»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 8, 2022

Roger Federer foi um convidado de luxo no Daily Show, de Trevor Noah, e aproveitou para contar algumas histórias curiosas. Não só revelou como foi o telefonema para Rafael Nadal quando informou que ia terminar a carreira, como também revelou que um dia ia ser barrado em Wimbledon, quando tentou entrar fora da altura do torneio. Além disso, também disse que havia um toque de amador na sua maneira de ver o ténis.

SEM LEVAR O TÉNIS DEMASIADO A SÉRIO

Sinto que me diverti muito no circuito. Não era só o ténis. Também se tratava de ir a um bom jantar com amigos e estou feliz por não ter levado o ténis tão a sério ou profissionalmente. Tinha um toque amador. Agora estou um pouco preocupado pro ver que todos os desportos vão numa direção tão profissional que percamos a diversão. É importante.

QUANDO NÃO O IAM DEIXAR ENTRAR EM WIMBLEDON

Nunca estive em Wimbledon sem o torneio estar a acontecer. Então fui até à porta onde os convidados costumam entrar. Saí com o meu treinador e perguntei à senhora da segurança por que porta devia entrar. Ela perguntou se eu tinha o carta de membro. E eu tenho porque quando ganhas Wimbledon tornas-te membro automaticamente, embora não soubesse onde estava o cartão e só queria saber onde podia entrar. Ela voltou a dizer que eu tinha de ser membro. Então olhei para ela uma última vez já em pânico. Não acredito que disse isto porque ainda me sinto mal. Olhei e disse: ‘Olha, ganhei este torneio oito vezes, acredita em mim. Sou membro. Por onde entro? 

A CHAMADA PARA NADAL A INFORMAR QUE IA ACABAR A CARREIRA

Liguei-lhe depois do US Open e foi uma conversa muito emotiva porque era uma das primeiras vezes que contava a minha decisão alguém que não fosse da minha equipa ou família. Disse ‘Olá, Rafa, antes que faças outros planos, gostaria que viesses à Laver Cup para jogar o meu último encontro de pares comigo. Seria excelente porque, infelizmente, o meu joelho não está bem e este é o fim. Rafa ficou sem palavras e depois respondeu ‘Ok, sim, vou lá estar, aconteça o que acontecer’.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.