Eslovénia-Portugal, 0-1: Matilde Jorge deixa quinas a um passo da história

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 12, 2025
matilde-jorge

Só mais uma! Portugal está a um pequeno grande passo de fazer história na Billie Jean King Cup e apurar-se para o playoff de novembro, que vale um lugar nos Qualifiers para as Billie Jean King Cup Finals. A Seleção Nacional nunca tinha discutido sequer a promoção a partir do Grupo I da Zona Europa/África e agora está a um passo de a alcançar.

Este primeiro passo diante da Eslovénia foi dado por Matilde Jorge (277.ª), que resistiu a uma batalha com Kaja Juvan (atual 522.ª que chegou a ser top 60) com os parciais 1-6, 6-3 e 7-5, em cerca de duas horas e meia. A vimaranense mostrou sangue frio depois de um mau arranque de encontro, inclusivamente a salvar cinco break points no arranque da segunda partida, antes de finalmente mostrar o seu nível.

Leia também:

 

Matilde Jorge forçou o tericero set e abriu vantagem cedo para comandar por 5-3. A número dois nacional foi quebrada quando servia para fechar o encontro a 5-4, mas não acusou o golpe, fez novo break e fechou o encontro no segundo match point. Assim, deixa Portugal com dois match points: no singular de Francisca Jorge (253.ª) com Pia Lovric (421.ª) ou no par das irmãs Jorge contra Ziva Falkner e Kaja Juvan.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt