ENORME! Gastão Elias supera enorme batalha rumo aos ‘oitavos’ no Rio de Janeiro e deve voltar ao top 100 do ranking ATP
Mágico! Um grande dia para o número 2 nacional. Gastão Elias, a beneficiar do estatuto de lucky loser, aproveitou a nova chance e garantiu o apuramento para a segunda ronda do ATP 500 do Rio de Janeiro, depois de derrotar Guido Pella, com os parciais de 6-4 e 5-7 e 7-5, após praticamente três horas de jogo, num encontro em que o número 2 nacional desperdiçou dois match points e uma vantagem de 5-2 – com duplo break – no segundo set. Com esta vitória, o tenista português está – ao que tudo indica – de regresso ao top 100 do ranking mundial.
Foi uma exibição convincente, ainda que com um – grande – susto pelo meio. Apesar de um início forte por parte do jogador argentino – chegou a liderar por 1-4 durante o set inicial -, Elias nunca entrou em desespero. O seu nível de jogo começou a subir de forma natural, os erros não forçados desapareceram e a recuperação no marcador foi clara, já que avançou para uma sequência de cinco jogos consecutivos no parcial.
Na segunda partida, a superioridade do tenista da Lourinhã continuou (pelo menos era o que parecia). Realizou um break madrugador, o que lhe permitiu abordar o encontro com mais tranquilidade e foi controlando facilmente as operações do encontro frente a um adversário que realizou uma ótima prestação frente a Dominic Thiem, na semana passada em Buenos Aires. Apesar do domínio, o português acusou um pouco a pressão, permitindo a recuperação por parte do adversário, com dois match points desperdiçados pelo caminho.
Na negra, o equilíbrio foi uma nota constante, com ambos os jogadores a garantirem facilmente os seus jogos de serviço, no entanto, foi mesmo o português quem acabou por ser superior nos detalhes e avançar para a próxima fase. Na próxima fase, Gastão Elias vai defrontar o vencedor do embate entre Pablo Cuevas e Thiago Monteiro.