João Sousa salva quatro (!) match points, volta a vencer Tiafoe e encara Federer em Roma

Por Nuno Chaves - 14 Maio, 2019
Joao-Sousa

João Sousa está qualificado para a segunda ronda do ATP 1000 de Roma. O número um nacional, que voltou a reencontrar Frances Tiafoe depois da final do Millennium Estoril Open, impôs-se novamente frente ao norte-americano e desta feita de forma… épica, triunfando por 6-3, 6-7(3) e 7-6(4), em mais de três horas e após salvar quatro match points.

Depois de um primeiro set totalmente dominado pelo vimaranense, o segundo trouxe um maior equilíbrio. Tiafoe subiu, sem surpresas, o seu nível de jogo e chegou a liderar por 2-0 e 4-3 – com break de vantagem. O tenista português nunca desistiu, o jogo seguiu para o tie-break, mas foi Tiafoe quem se superiorizou.

Ainda assim, João Sousa não se deixou afetar psicologicamente e conseguiu ser mais forte no terceiro e decisivo parcial para confirmar a sua passagem à segunda ronda da competição, depois de salvar nada mais, nada menos do que quatro match points e ter virado de 1-4 no tie-break decisivo.

O número um nacional enfrenta agora… Roger Federer, encontro que está marcado para esta quarta-feira. Será o segundo entre os dois, depois de o suíço ter triunfado na segunda ronda de Halle, em 2014, mas em… três sets.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.