Duarte Vale despacha prodígio checo e avança entre a chuva algarvia

Por José Morgado - Fevereiro 8, 2023
duarte-vale2

Duarte Vale, diretamente vindo de uma pré-temporada intensa na Florida, onde assentou a sua base de treino nos últimos meses, garantiu esta quarta-feira uma das melhores vitórias da sua carreira em termos de ranking para se qualificar para a segunda ronda do ITF M25 de Vila Real de Santo António 1, a primeira de seis semanas seguidas de ténis a sul do país.

O tenista de Cascais, de 24 anos, que ocupa o posto 567 do ranking mundial, derrotou na primeira ronda o checo Jakub Mensik, tenista de 17 anos que em 2022 foi número dois mundial de juniores, já é 389.º ATP e foi convocado para a seleção checa que derrotou Portugal na Taça Davis durante o fim-de-semana, por 6-1 e 6-4, com uma exibição categórica que faz dele o primeiro português apurado para a segunda ronda.

Vale foi, aliás, o único português a conseguir concluir o seu encontro numa quarta-feira de muita chuva a sul do país. Pedro Sousa ainda começou o seu encontro — que acaba na quinta-feira — ao passo que Pedro Araújo, Gonçalo Falcão, Fábio Coelho e Gonçalo Oliveira nem chegaram a entrar em court.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt