Draper conquista a última etapa do UTS em 2023

Por José Morgado - Dezembro 18, 2023
draper

Disputou-se neste fim-de-semana o evento final da temporada do Ultimate Tennis Showdown, modelo de torneio inovador criado durante a pandemia e que acabou perpetuado com um circuito espalhado ao longo da temporada e que tem como principal promotor o francês Patrick Mouratoglou.

O jovem britânico Jack Draper derrotou na final o dinamarquês Holger Rune, impondo-se ao longo dos quatro ‘quartos’ com parcial de 12-14, 15-12, 13-10 e 19-7. No UTS, os sets são disputados por tempo e cada ponto vale ‘um’, como se fosse um grande tiebreak. Os tenistas podem nalguns momentos dobrar ou triplicar um determinado ponto que julgar essencial.

Draper nunca havia disputado o UTS anterior, mas venceu todas as cinco partidas disputadas em Londres. “Foi incrível”, festejou o canhoto. Nas meias-finais, disputadas também este domingo, Rune tinha derrotado Andrey Rublev por 20-10, 12-11 e 16-11, enquanto Draper superou Casper Ruud por 14-13, 12-11 e 14-13.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt