Dos Estados Unidos para Oeiras, Vale e Prata brilham rumo às meias-finais no CETO

Por José Morgado - Junho 19, 2020

O CETO, em Oeiras, está a receber esta semana o primeiro torneio da Federação Portuguesa de Ténis no pós-paragem das atividades por causa da covid-19 e o elenco das meias-finais masculinas têm em destaque dois jovens que têm brilhado no circuito universitário dos Estados Unidos: Duarte Vale e Martim Prata.

Os dois jovens, que estão a treinar durante estes meses com a equipa técnica de Emanuel Couto na Quinta da Moura, alcançaram esta sexta-feira reviravoltas importantes rumo às meias-finais do torneio português. Vale, que nos Estados Unidos joga pela University of Florida e ocupa o 22.º lugar do ranking de singulares da ITA, bateu André Rodeia por 3-6, 6-1 e 6-3, ao passo que Prata, da University Of Tennessee, surpreendeu Tiago Cação, primeiro cabeça-de-série e número 547 do ranking ATP, por 2-6, 6-3 e 6-0.

Nas meias-finais deste sábado, Vale tem encontro marcado com Luís Faria (eliminou Daniel Batista por 6-3 e 6-0), ao passo que Prata encara Tiago Torres (superou Francisco Rocha na maratona do dia, por 7-5, 5-7, 6-4).

As meias-finais femininas também estão marcadas para este sábado e contam com as principais favoritas ao título: Francisca Jorge, tricampeã nacional, vai defrontar Inês Oliveira e Ana Filipa Santos medirá forças com Maria Inês Fonte.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt