Djokovic sobre Sinner e Alcaraz: «Em Wimbledon tenho a minha melhor hipótese»

Por Nuno Chaves - Julho 7, 2025
Foto: EPA

Novak Djokovic apanhou um valente susto mas carimbou a sua passagem para os quartos de final de Wimbledon após bater Alex De Minaur, num duelo em que esteve muito perto de seguir para um quinto set.

Foi o primeiro grande teste para o tenista sérvio que, apesar de se garantir motivado para chegar até ao final, também admite que não se sente favorito contra Jannik SinnerCarlos Alcaraz, ainda que diga que Wimbledon é a sua melhor oportunidade.

ENCONTRO COMPLICADO

Não foi um grande início para mim. Ele esteve sólido, como eu esperava. Foi um verdadeiro desafio para mim. Comecei com duas duplas faltas, perdi um jogo de serviço logo no primeiro jogo. Não me sentia bem, não conseguia encontrar o timing certo. Obviamente, ele apercebeu-se disso. Estava a expor o meu jogo, as minhas fraquezas, a tentar variar e a responder muito bem. Não estava a conseguir tantos pontos grátis com o primeiro serviço como nas três primeiras rondas, por isso tornou-se ainda mais difícil. Tive de me esforçar bastante nos meus jogos de serviço, especialmente daquele lado, contra o vento.

ELOGIOS A DE MINAUR

Acho que é um dos adversários mais duros que se pode ter nestas condições, com muito vento. É muito rápido, está sempre a pressionar, obriga-te a jogar constantemente. Também é um jogador muito, muito inteligente. Na relva, sabe usar o slice e os ângulos. Foi um grande desafio. Sinceramente foi um grande alívio terminar o jogo em quatro sets. Tal como começou o quarto set, estava muito mais perto de ir a um quinto do que de acabar ali, para ser honesto. Entrei numa espécie de modo de bloqueio total. Acho que nos últimos três jogos perdi apenas um ponto. Finalmente consegui fazer o que queria e bater bem na bola. Sinceramente, foi um grande desafio. O mérito é dele por me ter feito sentir tão desconfortável em campo. Tive sorte em ultrapassar isto.

VEM AÍ COBOLLI

É um jogador com muito talento. Um dos jovens que está a emergir. É um desses jogadores jovens e novos que provavelmente veremos mais no futuro. Tenho de dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com o seu desempenho na relva, porque não me parece ser um especialista nesta superfície pelo seu estilo de jogo, mas chegou aos quartos de final. Venceu o Cilic e alguns grandes servidores  e jogadores muito bons que são considerados especialistas na relva. Tem muito mérito. É um grande lutador. Damo-nos bem. Treinamos juntos sempre que podemos. Acabámos de nos abraçar. Abraçámo-nos depois do jogo. Na verdade, encontrámo-nos no terraço. Que ganhe o melhor.

TEM DE SUBIR O NÍVEL

Agora estamos nos quartos de final. Definitivamente preciso de trabalhar o meu jogo e começar melhor o próximo encontro do que comecei este. Não fiquei muito satisfeito com a minha prestação, especialmente na primeira parte do encontro. Sim, tenho de melhorar o meu desempenho para ter mais hipóteses de continuar em frente.

AINDA ABAIXO DE SINNER E ALCARAZ

Gosto muito do Ivanisevic e fico feliz por ele gostar de mim, mas não acho que seja favorito contra eles neste momento. Acho que eles são os favoritos, os dois. Mas provavelmente tenho a minha melhor hipótese aqui, contra eles, sim. Se tiver de enfrentar um deles ou até os dois, o que espero, isso significaria que cheguei à final dos tatuados (risos), então sim, obviamente vou procurar apresentar o meu melhor jogo para ganhar. Acho que tenho hipóteses. Sem dúvida. Acho que os meus resultados na relva, mesmo nos anos anteriores, demonstram a confiança que tenho nesta superfície. Este ano tenho jogado ténis muito bom. Por isso, sinto-me bem comigo próprio. Sinto-me confiante. Sinto-me motivado para ir até ao fim. Vamos ver o que acontece.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.