Djokovic explica dinâmica com Federer e Nadal: «A situação mudou porque eles mudaram»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 27, 2025

Novak Djokovic passou toda a carreira a rivalizar com Rafael Nadal Roger Federer. Nuns momentos esteve mais próximo do espanhol e do suíço, noutros andou mais longe. Ora, o sérvio de 38 anos falou agora sobre essa dinâmica.

“O meu comportamento em relação a eles nunca mudou. A situação mudou porque eles mudaram a sua atitude em relação a mim. Eu admirava-os. E ainda considero que são os que abriram o caminho”, começou por explicar o sérvio.

“A partir do momento em que senti essa frieza e distância do seu lado, disse a mim própria que estava tudo bem e não havia problema. Quando se aproximaram de mim, recebi-os com os braços abertos. Sempre tive a impressão de entender Nadal melhor. Temos quase a mesma idade, talvez seja por isso”, comentou.

Leia também:

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt