Djokovic e os serviços por baixo: «Leram o que Nadal disse? Concordo com tudo»

Por José Morgado - Outubro 1, 2020
djokovic

Novak Djokovic, número um do Mundo, foi confrontado esta quinta-feira com a viabilidade de servir por baixo no ténis atual, numa altura em que cada vez mais jogadoras optam por essa solução, que durante muitos anos foi considerada desrespeitosa pelos mais ‘puristas’.

O sérvio de 33 anos não vê qualquer problema nessa opção tática, mas remete para aquilo que Nadal disse na véspera. “Viram o que disse o Nadal ontem? Concordo com cada palavra que ele disse sobre o assunto por isso só têm de ler e é aquilo que eu penso”.

E foi exatamente isso que fomos fazer. Na véspera, Nadal deu uma resposta longa sobre o tema. “Parece-me uma pancada como outra qualquer desde que seja utilizada com o mesmo propósito de todas as outras: ganhar o ponto e ter sucesso. Se for utilizada da forma que o Bublik costuma utilizar, é boa. Se for como o McDonald hoje, taticamente não é boa. Para mim qualquer pancada é legítima e boa desde que tenha o propósito de ganhar o ponto. Se for para faltar ao respeito, aí já não é boa.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com