Djokovic compara Rune a Alcaraz e fala das Finals: «Onde jogo é para ganhar»

Por Nuno Chaves - Novembro 6, 2022

Novak Djokovic falhou este domingo a conquista do ATP 1000 de Paris após mais uma enorme batalha, desta vez, perante o dinamarquês Holger Rune, que venceu o seu primeiro Masters 1000 da carreira. No final, o sérvio estava desiludido por ter falhado o título em Bercy mas vira agora o foco para as ATP Finals.

OPORTUNIDADES DESPERDIÇADAS

Impressionou-me o seu espírito de luta. Manteve-se sereno mentalmente até ao último ponto. Para alguém que é tão jovem, demonstrar esta postura e maturidade num grande encontro como este é muito impressionante. Teve a semana da sua vida, ganhou a cinco tenistas do top 10. Ele merecia. Tive muitas oportunidades em todos os sets. No princípio do segundo com 0-40, por exemplo, mas não aproveitei. Falhei o passing de esquerda na linha.

COMPARAÇÃO ENTRE RUNE E ALCARAZ

São semelhantes fisicamente, ambos estão em muito boa forma, treinam muito duro. São tipos muito dedicados. Defendem extremamente bem. Rune tem melhor esquerda, Alcaraz tem melhor direita. Ambos estão a melhorar essas pancadas em que não são tão bons como outros. São jogadores muito completos para 19 anos, é bastante impressionante. Também têm grande energia em court, querem fazer bem e mantêm-se mentalmente presentes, o que é impactante.

IMPORTÂNCIA DAS ATP FINALS

Cada torneio é importante nesta fase da minha carreira. Tento ganhar em cada sítio que jogo. Não é nenhum segredo. Essa é a mentalidade para Turim. Sinto-me muito bem em court, creio que estou a jogar muito bem. Claro que estou desiludido mas estive perto. Cada encontro será como uma final. Tens de estar fresco. O bom é que tens sempre um dia entre os encontros da fase de grupos, por isso, tens tempo para recuperar. No ano passado fiz meias-finais contra o Zverev, que acabou por ganhar o torneio. Vou ter uns dias para treinar, espero chegar ao meu melhor nível.

PROBLEMAS FÍSICOS NO TERCEIRO SET

Não quero falar disso porque ia parecer uma desculpa ou razão para perder. É normal que quando jogas dia após dia tenhas tensão mas não tenho nenhum tipo de lesão. Lutei até ao último momento.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.