Djokovic chega a Roland Garros sem títulos em terra pela sexta vez na carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 17, 2023

Há registos que facilmente passam despercebidos quando olhamos para os números incríveis de Novak Djokovic, Rafael Nadal Roger Federer. Um dos que se destacam no atual número um do Mundo é o facto de o sérvio raramente chegar a Roland Garros sem pelo menos um título conquistado em terra batida nessa mesma temporada. É raro, mas é isso que se verifica agora em 2023, após falhar em Monte Carlo, Banja Luka e Roma.

A derrota frente a Holger Rune confirmou esse cenário, tal como sucedeu em 2006, 2010, 2012, 2017 e 2018. Olhando para as prestações do sérvio em Roland Garros nessas temporadas, Nole alcançou sempre pelo menos os quartos-de-final, destacando-se aí o facto de ter alcançado a final em 2012.

 

Nos anos em que conquistou Roland Garros, houve essa preparação com troféus: em 2016 tinha vencido o torneio de Madrid, ao passo que em 2021 tinha ganho tração em Belgrado.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt