Djokovic avisa Musetti: «Hoje em dia não podes ser de topo se só jogares bem numa superfície»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 4, 2022

Novak Djokovic entra em ação nos quartos-de-final do Masters 1000 de Paris diante do italiano Lorenzo Musetti. Trata-se de um jovem que ele conhece bem e até já derrotou por duas vezes, sendo que lhe deixou algumas dicas no meio de muitos elogios.

ENCONTRO COM MUSETTI

Melhorou muito, especialmente em hard courts. Sabemos que a terra batida é a sua superfície preferida, mas talvez isso tenha mudado. Esta semana venceu alguns jogadores de muito alta qualidade e com ranking muito bom. Tem um futuro brilhante à sua frente. É preciso alguns anos para que um jogador jovem esteja no circuito e perceba como funciona tudo para encontrar o equilíbrio de que precisa para ser consistente. Hoje em dia não podes ser um jogador de topo se só jogares bem numa superfície. Tens de ser completo, um jogador de todas as superfícies. Ele tem um jogo completo e uma das melhores esquerdas a uma mão.

ESTRATÉGIA PARA VENCER

Não vou entrar em muitos detalhes. Conheço bem o jogo dele, já o vi, treinámos muitas vezes juntos, temos uma boa relação. O seu treinador conhece o meu, estou rodeado de italianos. É um jogador muito entusiasmante para o ténis italiano mas também para o geral. Tem uma personalidade muito agradável e é muito bom jogador quando se sente cómodo. Pode jogar bem tanto ao ataque como a defender-se. Tem todas as pancadas no bolso e pode jogar na linha de fundo, dentro do court, fazer slice, ir à rede, serve bem. Tem um repertório altamente completo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt