Djokovic alcança um pleno que apenas Federer tinha festejado na história

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 21, 2022

Novak Djokovic viveu uma temporada especialmente atípica, ao disputar somente 11 torneios. No entanto, a verdade é que acabou com cinco troféus e foi a tempo de fazer um pleno raríssimo na história do ténis mundial. É que o sérvio conquistou, literalmente, títulos para todos os gostos, repetindo algo que apenas Roger Federer havia alcançado.

Ora, Djokovic venceu um torneio de cada categoria, a começar nos 250, passando pelos 500 e Masters 1000, concluindo com um Grand Slam e as ATP Finals. Nos 250, picou o ponto em Telavive. Já Astana serviu para riscar os 500 da lista. Roma limpou os Masters 1000, Wimbledon tratou dos Grand Slams e em Turim completou o leque.

Federer tinha feito algo parecido em 2010, quando venceu Estocolmo (250), Basileia (500), Cincinnati (1000), Australian Open e as ATP Finals.

IMPERIAL! Djokovic termina semana perfeita com sexto título de carreira nas ATP Finals

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt