Denis Istomin entra na lista de campeões ATP em Nottingham

Por admin - 27 Junho, 2015

Dia de primeiros títulos. Depois de Belinda Bencic ter conquistado o primeiro título da carreira aos 18 anos em Eastbourne, foi a vez de Denis Istomin vencer pela primeira vez um torneio do circuito principal ATP. O uzbeque de 28 anos superou o possante norte-americano Sam Querrey, 44.º do ranking mundial, por 7-6(1) e 7-6(6), para se sagrar campeão do Aegon Open, prova ATP 250 disputada sobre relva de Nottingham.

A disputar a sua terceira final da carreira – primeira desde 2012 – e a defrontar o 12.º cabeça-de-série, Istomin, número 92 da tabela classificativa, ainda tremeu quando serviu para fechar o encontro a 5-2 da segunda partida, mas acabou por selar o triunfo no tiebreak, ao terceiro match point, salvando pelo caminho um set point.

“Trabalhei para isto. Não estava a pensar vir para aqui para ganhar apenas duas rondas. Chego sempre aos torneios para tentar vencer. Consegui dar este salto e espero continuar a subir no ranking mundial”, começou por dizer o jogador do Uzbequistão, que fez história no seu país ao tornar-se no primeiro tenista do seu país a conquistar um título do ATP World Tour.

“No tiebreak da segunda partida esqueci o resultado e apenas tentei jogar o melhor e lutar muito. No fim isso funcionou, mas seria muito pouco profissional da minha parte perder depois de ter uma vantagem de 5-2 no segundo set”, confessou Istomin, finalista dos torneios de New Haven, em 2010, e de San Jose, na época de 2012.

Com esta vitória, Denis Istomin tornou-se no quinto jogador a vencer uma prova ATP World Tour pela primeira vez em 2015, juntando-se a Jiri Vesely (Auckland), Victor Estrella Burgos (Quito), Jack Sock (Houston) e Dominic Thiem (Genebra). Istomin, que chegou a salvar um match point nos quartos-de-final frente a Leonardo Mayer, é ainda o sexto jogador fora do top 50 a vencer um torneio do circuito principal na presente temporada.

No que diz respeito ao ranking mundial, Istomin deverá subir 22 posições na hierarquia, posicionando-se na próxima semana no 70.º posto da tabela ATP. Já Querrey, que procurava o seu primeiro título em três anos, vai escalar oito lugares até à 36.ª posição da tabela classificativa.