This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Denis Istomin entra na lista de campeões ATP em Nottingham
Dia de primeiros títulos. Depois de Belinda Bencic ter conquistado o primeiro título da carreira aos 18 anos em Eastbourne, foi a vez de Denis Istomin vencer pela primeira vez um torneio do circuito principal ATP. O uzbeque de 28 anos superou o possante norte-americano Sam Querrey, 44.º do ranking mundial, por 7-6(1) e 7-6(6), para se sagrar campeão do Aegon Open, prova ATP 250 disputada sobre relva de Nottingham.
A disputar a sua terceira final da carreira – primeira desde 2012 – e a defrontar o 12.º cabeça-de-série, Istomin, número 92 da tabela classificativa, ainda tremeu quando serviu para fechar o encontro a 5-2 da segunda partida, mas acabou por selar o triunfo no tiebreak, ao terceiro match point, salvando pelo caminho um set point.
“Trabalhei para isto. Não estava a pensar vir para aqui para ganhar apenas duas rondas. Chego sempre aos torneios para tentar vencer. Consegui dar este salto e espero continuar a subir no ranking mundial”, começou por dizer o jogador do Uzbequistão, que fez história no seu país ao tornar-se no primeiro tenista do seu país a conquistar um título do ATP World Tour.
“No tiebreak da segunda partida esqueci o resultado e apenas tentei jogar o melhor e lutar muito. No fim isso funcionou, mas seria muito pouco profissional da minha parte perder depois de ter uma vantagem de 5-2 no segundo set”, confessou Istomin, finalista dos torneios de New Haven, em 2010, e de San Jose, na época de 2012.
Com esta vitória, Denis Istomin tornou-se no quinto jogador a vencer uma prova ATP World Tour pela primeira vez em 2015, juntando-se a Jiri Vesely (Auckland), Victor Estrella Burgos (Quito), Jack Sock (Houston) e Dominic Thiem (Genebra). Istomin, que chegou a salvar um match point nos quartos-de-final frente a Leonardo Mayer, é ainda o sexto jogador fora do top 50 a vencer um torneio do circuito principal na presente temporada.
No que diz respeito ao ranking mundial, Istomin deverá subir 22 posições na hierarquia, posicionando-se na próxima semana no 70.º posto da tabela ATP. Já Querrey, que procurava o seu primeiro título em três anos, vai escalar oito lugares até à 36.ª posição da tabela classificativa.
- Categorias:
- ATP World Tour