De loucos! Mensik, de 18 anos, resiste a 3h23 com Murray rumo aos ‘quartos’ em Doha

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 21, 2024

O. Que. Foi. Isto? Jakub Mensik, jovem talento checo de apenas 18 anos, saiu por cima de uma das mais loucas batalhas de 2024, ao derrubar um Andy Murray com o dobro da sua idade para se apurar para os quartos-de-final do ATP 250 de Doha, algo inédito na sua ainda curta mas muito promissora carreira. Foi um duelo impróprio para cardíacos, com muitas voltas e reviravoltas, antes de o checo gritar vitória ao cabo de 3h23.

Mensik festejou com os parciais 7-6(6), 6-7(3) e 7-6(4), com tanta coisa a acontecer. Basta ver que Murray recuperou no primeiro set e viu-se em grande posição para vencer o tie-break quando teve um vólei fácil colado à rede a 6-4. Falhou-o e não venceu mais nenhum ponto no desempate, acabando mesmo por ficar em desvantagem. Mas o antigo número um do Mundo agarrou-se ao encontro e saiu por cima de novo tie-break, então sem tremer.

Chegava a hora da verdade e a juventude de Mensik parecia valer ao checo um extra em termos físicos. Foi assim que chegou ao 5-2 e tudo parecia sentenciado, com dois breaks de vantagem. Mas era Murray quem estava no outro lado da rede e o britânico inventou uma recuperação para forçar novo tie-break. Aí até liderou por 2-0, mas Mensik reagiu e acabou por aguentar os nervos para somar um triunfo brutal que o deixa a um passo do top 100.

Para já, fica à espera de Andrey Rublev ou Richard Gasquet nos quartos-de-final.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt