De loucos! Duelo da primeira ronda de um Challenger durou… 4h21

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 26, 2023

O ténis está habituado a oferecer-nos autênticas maratonas, mas o que se passou na primeira ronda do Challenger de Savannah vai além disso. Num encontro à melhor de três sets, Calvin Hemery Alexis Galarneau proporcionaram uma batalha de cortar a respiração, com o francês a triunfar ao cabo de… 4h21!

Hemery, número 375 do ranking ATP, virou com os parciais 6-7(8), 7-6(4) e 7-6(4), num duelo que teve 29 pontos de break distribuídos pelos dois tenistas. Disputaram-se 299 pontos, com o francês a levar a melhor no limite, num encontro mais longo, por exemplo, do que a vitória de Rafael Nadal frente a Novak Djokovic, em Madrid’2009, em 4 horas e três minutos.

Ainda assim, há registo de pelo menos um encontro no circuito ITF mais longo do que este em três partidas. Durou 4h41 nos ‘quartos’ em Cancún, com Gilles Hussey a bater Constantin Kouzmine por 6-7(7), 6-4 e 7-6(4).

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt