Davidovich resiste a batalha épica de três horas e elimina Rune rumo aos ‘oitavos’ de Madrid

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 1, 2023

O Mutua Madrid Open continua a oferecer nomeados para melhor encontro da temporada! Agora foi a vez de Alejandro Davidovich Fokina Holger Rune se candidatarem, com o espanhol a levar a melhor numa autêntica montanha russa de pouco mais de três horas que terminou já depois da uma da manhã no Estádio Manolo Santana.

Com um ambiente quente nas bancadas do início ao fim, Davidovich resistiu com muito ténis inspirado com os parciais 7-6(1), 5-7 e 7-6(5), ao cabo de 3h05. Depois de um primeiro set com alguns breaks points mas sem quebras de serviço, o tenista da casa, número 35 do ranking ATP, levou a melhor no tie-break, antes de a loucura começar verdadeiramente.

Depois de uma troca de breaks a meio do segundo parcial, Davidovich teve oportunidade para fugir de Rune, mas o dinamarquês, combativo como sempre, agarrou-se com unhas e dentes ao encontro. O novo break surgiu para o nórdico, que levou a decisão para o set decisivo. Certo é que, na hora da verdade, Davidovich soltou-se e avançou para o 5-3 mas, quando serviu para fechar o duelo… foi quebrado. Rune parecia disparar outra vez, mas não capitalizou e a decisão seguiu de novo para o tie-break, onde o tenista da casa mostrou novamente mais frieza para levar a melhor.

Com esta vitória estrondosa, Davidovich Fokina marca duelo com Borna Coric nos oitavos-de-final, tendo um caminho simpático até às meias-finais, já que no duelo seguinte cruza com Jaume Munar ou Daniel Altmaier.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt