Coric consegue algo inédito na história com primeiro título num Masters 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 22, 2022

Borna Coric nunca irá esquecer a semana fantástica que viveu em Cincinnati. O croata, que esteve um ano sem competir devido a uma lesão no ombro direito, fez história ao conquistar o seu primeiro Masters 1000 da carreira enquanto número 152 do ranking ATP. É certo que já foi 12.º classificado, mas é fora do top 150 que ergue um troféu sem precedentes no seu percurso.

Coric torna-se desde já o campeão com pior ranking de sempre numa prova Masters 1000. Em jeito de comparação, o anterior recorde se considerarmos somente Cincinnati era Carlos Moya, na altura como 17.º. Em termos absolutos, superou a marca de Roberto Carretero (143.º em Hamburgo’1996).

Por outro lado, Coric é sétimo campeão estreante num Masters 1000 nos últimos 15 torneios desta categoria. Os outros foram Cameron Norrie (Indian Wells), Stefanos Tsitsipas (Monte-Carlo), Hubert Hurkacz (Miami), Taylor Fritz (Indian Wells), Carlos Alcaraz (Miami) e Pablo Carreño Busta (Montreal).

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt