CONFIRMADO: Nadal joga em Barcelona e garante: «Vou continuar a competir até sentir que não vale mais a pena»

Por José Morgado - Abril 15, 2024
nadal

Está confirmado: Rafael Nadal, campeão de 22 títulos de Grand Slam e antigo número um do Mundo, vai mesmo voltar à competição esta semana, à beira de completar 38 anos, no ATP 500 de Barcelona, prova que já ganhou por 12 vezes e cujo court central até tem… o seu nome.

“Amanhã estarei em court”, foi com estas palavras que Rafael Nadal fez respirar fundo todos os seus fãs, que não o veem competir em terra batida desde junho de 2022. “Tenho muitas boas recordações deste torneio e a decisão de cá voltar e de competir foi tomada no último momento. As semanas foram positivas. Não sei o que vai acontecer no futuro, mas neste momento a minha sensação atual é de que esta será a última vez que compito aqui. Vou fazer o melhor possível para me dar a mim mesmo oportunidades. Vou dar tudo. Venho para ser competitivo. Isto não é um torneio de homenagem…”

Nadal assegura que não tem uma data limite para a sua carreira e garante já não ter mais medos. “Medo de quê? O pior que me pode acontecer é voltar a ter um revés que me impede de competir como quero, mas isso tem acontecido muitas vezes nos últimos meses pelo que não seria novidade. Neste momento não tenho data limite para a minha carreira. Vou continuar até sentir que vale a pena.”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt