Como Rafa Nadal ajudou Alexander Zverev a ganhar um contrato

Por José Morgado - Julho 24, 2018

Rafael Nadal é desde 2010 embaixador da marca de relógios Richard Mille, num contrato milionário que inclui a utilização do relógio em court por parte do campeoníssimo espanhol. Num mercado (de ténis) até aí dominado pela Rolex, a Richard Mille conseguiu entrar logo através de Nadal, que mais recentemente foi responsável por novo ‘patrocinado’ da marca.

Foi o espanhol que em 2016 aconselhou a marca a contactar uma jovem estrela que ele considerava com potencial de mercado: Alexander Zverev. Tudo aconteceu depois de o germânico ter obrigado o espanhol a três equilibrados sets em Indian Wells, tendo mesmo tido match points pelo meio. “Richard, este rapaz é o futuro. Vai ser número 1”, disse Nadal na altura ao dono da empresa.

Os valores do contrato de Zverev com a Richard Mille não são conhecidos, mas prevê-se que se tornem mais volumosos nos próximos anos, uma vez que o alemão já é, aos 21 anos, uma das estrelas do circuito mundial.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt